o contrabaixo II

"tenho colegas que fazem cooper e halterofilismo. eu mesmo não faço. mas um dia eu desmorono no meio da orquestra e não me recupero mais. porque tocar contrabaixo é meramente uma questão de força, com música é que isso não tem nada a ver mesmo" (süskind, patrick. o contrabaixo. rio e janeiro: record, 1988. p. 28)
se você for baixista, tente tocar uma das músicas a seguir: "portrait of tracy", do jaco pastorius; "anthem", do rush; "vôo", do secos e molhados; ou "coffee shop", do red hot chili peppers. aí você vai ver que ele está certo. tocar contrabaixo é uma questão de força... mas de música também. não vamos exagerar.
:marcos ramon

Comentários

Anônimo disse…
Outro dia eu peguei num baixo que tava no estúdio... fazia tempo que não brincava.
pra brincar nem precisa força.
Anônimo disse…
só cara de pau
Anônimo disse…
lembrei daquela música do grand funk em que meus dedos não têm força pra tocar =)
Anônimo disse…
apesar do manowar, o baixo exige força sim. de novo nos berimbaus, o gunga é o mais pesado, ainda mais levando-se em conta que ele é segurado com o mindinho apenas e o equilíbrio da mão